março 08, 2013


No dia 8 de Março de 1.857, na cidade norte-americana de Nova York, operárias de uma tecelagem promoveram uma greve. Elas ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, tais como: redução da carga horária, equiparação salarial com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprovada com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

Porém, só em 1.910, durante uma Conferência na Dinamarca ficou decidido que o dia 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica.

Ao ser criado esta data, não se pretende apenas comemorar a tragédia ocorrida, mas, discernir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir, e quem sabe, um dia erradicar o preconceito e a desvalorização da mulher.

Apesar dos avanços, elas ainda sofrem com desvantagens na carreira profissional, jornada excessiva de trabalho, salários baixos, violência masculina. Muito foi conquistado, mas, há ainda muito para ser modificado nesta história.

As mulheres brasileiras já tiveram muitas conquistas, pois já foi comprovada a sua grande contribuição nas gestões relacionadas ao desenvolvimento físico, social e psicológico da nossa sociedade. A cada dia observamos a sua competência no desempenho do seu papel como cidadã nesse processo em todo o mundo.

Reconhecemos que:

A mulher é uma dádiva. Um presente de Deus! Pois não há nada mais contraditório que ser mulher... que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo o amor. Que vive milhões de emoções em um só dia e é capaz de transmitir pela vida toda... e continua forte para dar o ombro para quem dele precisar para chorar. Que dá as asas e ensina a voar, mas, que não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles precisam ser independentes.

Que se enfeita e se perfuma toda, ainda que não seja percebida pelo seu amor.

Mulher tem perspectiva de vida. Tem o dom de Deus, pois é mãe. Mulher tem a delicadeza da flor e a garra e a força de uma leoa.

Feliz do homem que por um dia consegue entender a alma de uma mulher, como filha, esposa, trabalhadora, que em muitos aspectos é a melhor do mundo, pois nunca perde a sua essência.

“Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”.

Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres que fazem a diferença em nosso país e em todo o mundo.

Que Deus abençoe a todas nós, sempre.

Fonte:http://surgiu.com.br/noticia/73542/8-de-marco-dia-internacional-da-mulher.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, estou a disposição!